Sobre Nós

parallax background

 
 
 
 
 

Nossa história

A Associação Alma Mater, nasceu da necessidade diagnosticada pela Sra. Maria Terezinha Staut Gomes Pinto Ferraz, de orientar adolescentes gestantes, uma vez que, trabalhava com orientação de controle de natalidade através do Centro de Planejamento Familiar - CENPLAFAM.

Assim, lutou para que seu objetivo fosse alcançado e aos 29 de junho de 1992 foi efetuada a fundação da entidade. Ocorre que, a Sra. Maria Terezinha foi procurada pelo então MMJ da Infância e Juventude da Comarca de Mogi Mirim, o Exmo Dr. Maurício Garibe, que expôs a necessidade da criação de um Abrigo para acolhimento de crianças vitimizadas em conformidade com a Lei Federal 8069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em reunião de diretoria a Sra. Maria Terezinha, informou a solicitação do Dr. Maurício Garibe. Após efetuado um levantamento sobre o número de adolescentes gestantes e de crianças vitimizadas, a diretoria priorizou a instalação do Abrigo.

Aos 19 de novembro de 1993, a Casa Abrigo Alma Mater, com o apoio da Prefeitura Municipal e parceria com o Estado inaugurou sua sede e recebeu suas primeiras crianças, desde então tem feito isto com muito carinho em respeito à infância e juventude. Em 2011, a então Juíza da vara da Infância e Juventude Dra. Claudia Regina Nunes convidou a Alma Mater para assumir a gestão do Abrigo direcionado somente para adolescentes que era gerado por outra entidade na época.

A diretoria da entidade se reuniu e deliberou por assumir assim, a segunda unidade da entidade. Atualmente as duas unidades são mistas, atendendo crianças e adolescentes de ambos os sexos, com capacidade total para 40 acolhimentos.

Nosso trabalho

A Alma Mater é um Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na modalidade Abrigo, que atua na proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de todo tipo de violência, maus tratos, negligência e risco social, encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.

Atendemos mensalmente a cerca de 40 crianças e adolescentes em duas unidades, oferecendo moradia, vestuário, educação, lazer, alimentação, todo apoio psicossocial e etc. Além disso realizamos todo atendimento e encaminhamentos necessários as famílias, com o objetivo de superar as fragilidades que levaram ao acolhimento.

Em 25 anos de atuação a Alma Mater já atendeu mais de 700 crianças e adolescentes e suas famílias. Nossos atendimentos se dão 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias ao ano e nossa equipe é composta por Educadores que atuam em turnos diurnos e noturnos.

Além disso contamos com equipe multidisciplinar composta por Assistentes Sociais, Psicólogas, Pedagogas, Coordenadora e Auxiliares Administrativas. Essa equipe atua diariamente para a superação das situações de levaram ao acolhimento e garantir o retorno das crianças e adolescentes a suas famílias, porem em alguns casos isso não é possível e, mediante determinação judicial as crianças e adolescentes são encaminhadas para famílias substitutas – adoção.

Atendemos em duas unidades: Rua Vitor Salvato, 35 - Jd. Panorama - tel 3806.2097 Av. Padre João Vieira, 470 - Mirante - Tel 3805.2888 .

Estrutura Unidade Um

A Unidade I é o prédio próprio da entidade que fica na Rua Vitor Salvato, 35 - Jd. Panorama, construído com terreno doado pela municipalidade, a construção levou 7 anos até que ficasse pronto em 2008. No espaço da sede própria, com construções de alvenaria conta com 533,49 m².

A construção da residência é térrea contando com hall de entrada, sala de visita, escritório, sala de televisão e refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, banheiros, depósito de alimentos, área aberta com espaço lúdico, parque infantil, gramado.

O prédio não possui barreiras arquitetônicas e apresenta excelente condições de habitabilidade e privacidade. Quanto a sua localização está situado em área residencial de fácil acesso a transporte público. O prédio apresenta excelente condições de habitabilidade e privacidade.

Alma Mater I ainda conta com: 2 quartos com 4 camas e 6 armários individuais cada 2 quartos com 5 camas e 9 armários individuais cada 1 berçário com banheiro completo: 12 berços e um armário bancada com 12 gavetas e 4 nichos grandes 4 banheiros somando, 8 chuveiros, 9 pias e 7 vasos sanitários 1 sala de estar 1 sala de estudo / Pedagogia 1 sala de jantar 1 cozinha 1 sala da Coordenação / Administrativa 1 sala de Serviço Social 1 sala da Psicologia 1 lavanderia 1 despensa 1 almoxarifado 1 sala para funcionárias com armários individuais Garagem Playground Brinquedoteca com jogos e livros Campo de Futebol Recepção.

Estrutura Unidade Dois

A Unidade II é um prédio alugado e adaptado as nossas necessidades que fica na Avenida Padre João Vieira Ramalho, 470 – Mirante que, conta com o jardim, hall de entrada, cozinha, refeitórios banheiros, sala de televisão e quatro amplos quartos divididos entre meninos e meninas.

Nos fundos existe uma área coberta para lazer e um gramado em espaço de 749,54 m². O prédio apresenta excelente condições de habitabilidade e privacidade. 01 sala Administrativa; 01 sala atendimento Psicológico e Serviço Social; 01 sala educadores com armários individuais; 04 quartos sendo: 02 quartos com 5 camas e 5 armários individuais cada; 01 quarto com 4 camas e 4 armários individuais; 01 quarto com 2 camas e 2 armários individuais; 05 banheiros, (01 masculino, 02 femininos, 02 funcionários); 01 sala de estar (TV, vídeo); 01 Sala para atividades pedagógicas (computadores); 01 sala do Espaço Interativo – Home, Vídeo Game, sofás 01 cozinha; 01 despensa; 01 lavanderia; Jardim de inverno; Área de Lazer


Informe

A Alma Mater vem à público informar que, a entidade não vai fechar.
Mas, que devido ao Chamamento Publico realizado pela prefeitura municipal, a partir de 1 de março de 2023, não prestará mais o serviço de acolhimento na modalidade Abrigo para crianças e adolescentes.
No momento o foco da Alma Mater é cuidar com carinho e zelo, como sempre fez nestes 30 anos de serviços à infância e adolescência.
Após realizada a “Transição” do serviço à entidade vencedora do Chamamento Público a diretoria definirá qual serviço irá prestar em prol da comunidade mogimiriana.
Assim, a Alma Mater conta com seus colaboradores e necessita da contribuição daqueles que puderem contribuir para a sua manutenção.
E coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.